Origem de Rocket Raccoon e a sua diferença do MCU
Os Guardiões da Galáxia se gabaram de alguns dos personagens mais singulares e interessantes do universo Marvel, incluindo super-soldados, ex-assassinos e uma árvore ambulante. Alienígenas de todos os tipos se juntaram aos Guardiões na busca de banir o mal através do cosmos. Mas talvez nenhum seja mais estranho do que o boca suja e mais peludo de todos, Rocket Raccoon!
Primeiras aparições
Estreando em Marvel Preview #7 de 1976 dentro da história “A Espada na Estrela” de Bill Mantlo e Keith Giffen, Rocket se chamava apenas “Rocky”. Ele não era tão mal-humorado como é hoje. Contudo, foi em 1982, em O Incrível Hulk #271 de Bill Mantlo e Sal Buscema que “Rocky” reapareceu, se tornando oficialmente Rocket Raccoon ao lado de Hulk.
Dessa forma, Rocket voltaria novamente para a sua primeira série de quadrinhos, Rocket Raccoon de 1985, de Bill Mantlo e Keith Giffen. A história é simples: O interesse amoroso de Rocket, a bela donsela lontra Lylla, é capturada pela toupeira malvada, Judson Jakes.
A busca de Rocket para salvar Lylla o leva através de Halfworld e em conflito não só contra Judson Jakes, mas também contra Blackjack O’Hare e a Black Bunny Brigade, Lord Dyvyne, e exércitos de robôs. Durante as suas aventuras Rocket aprende então a verdade não só sobre Halfworld, mas também sobre ele próprio
O próprio meio mundo é um planeta que está dividido no centro. Uma metade do planeta é um paraíso exuberante enquanto a outra é uma dura paisagem infernal industrial. Duas empresas rivais lutam uma contra a outra pelo controle total de Halfworld. Os residentes primários de Halfworld são animais sensíveis tão inteligentes e capazes como os humanos. Ao passo que os humanos que existem no Halfworld são todos loucos e agem como simples crianças crescidas demais. É um planeta de caos absoluto.
História de origem
A origem de Halfworld e da sua população é triste. Há muito tempo, os psiquiatras humanos enviaram os seus instáveis mentais para Halfworld, para que pudessem viver em um lugar seguro, enquanto as experiências fossem realizadas para os curar. Os psiquiatras tinham dado robôs humanos mentalmente doentes para os manter vivos e animais para os manter felizes e entretidos.
Mas quando o financiamento das suas experiências secou, os psiquiatras precisaram, então, deixar os humanos no planeta solitário com nada mais do que os seus robôs e animais. Dessa forma, eles construíram a Muralha da Galáxia como meio de manter os humanos afastados do resto da galáxia, a salvo de forças externas.
Com o passar dos anos, os robôs se tornaram mais avançados devido a uma exposição teorizada da radiação. Os robôs começaram então a realizar experiências genéticas nos animais e assim puderam lhes conceder inteligência avançada e capacidades cognitivas.
Deixados entre si durante tanto tempo, os animais começaram, portanto, a entrar em guerra uns com os outros usando os brinquedos que tinham feito para entreter os humanos como modelos para as suas armas de guerra. O planeta se tornou segregado nos espaços vivos para os humanos e nas fábricas para os animais, daí o seu nome Halfworld.
A minissérie termina com Rocket pondo fim à guerra contra Halfworld, salvando Lylla e curando os humanos das suas instabilidades mentais. Dessa forma, o personagem iria se juntar posteriormente aos Guardiões da Galáxia durante a Aniquilação de 2007: Conquista.
Diferença do MCU
A origem dos quadrinhos de Rocket Raccoon é bem diferente da sua origem no MCU. Ela não é muito explorada, no entanto, algumas cenas chave do filme Guardiões da Galáxia de 2014 revelam que Rocket tinha sofrido duras experiências que o tinham transformado no guaxinim andante e falante que ele é. É compreensível que o MCU tenha decidido simplificar as suas origens, já que tentar truncar toda a história de Halfworld teria sido confuso por causa do filme. Contudo, um pouco da origem cômica de Rocket aparece no jogo de videogame “Guardiões da Galáxia da Marvel” de 2021, quando ele faz um comentário de passagem sobre Halfworld ao Senhor das Estrelas.
Pode-se argumentar que Rocket Raccoon poderia ter a história de origem mais selvagem e original de toda a história dos Guardiões da Galáxia e é exatamente isso que o torna tão cativante. A sua personalidade se tornou um pouco mais caótica ao longo dos anos desde a sua estreia. No entanto, a sua dedicação aos amigos nunca vacilou e ele provou ser um herói inúmeras vezes. Com os Guardiões da Galáxia Vol. 3 chegando em 2023, os fãs poderão ver mais do guaxinim amante da explosão e do seu melhor amigo, Groot.