Pantera Negra: O que significa o canto da Tribo Jabari
O mundo de Wakanda é mais extenso do que o resto da Terra no Universo Cinematográfico da Marvel. Embora o país seja menor que outros, sua cultura e avanços mostram as muitas camadas e profundidade que definiram a grande nação e suas muitas tribos. Embora os Wakandanos sejam os mais mostrados no MCU, isso não significa que outras tribos não tenham seu próprio nível de importância ou cultura que valha a pena explorar. Como por exemplo, a misteriosa Tribo Jabari, aparecendo pela primeira vez em Pantera Negra.
Em Pantera Negra, a Tribo Jabari estava escondida nas profundezas das montanhas e nunca teve muito contato com o resto de Wakanda. Apesar de não fazerem parte de um mundo inteiro de avanços, eles sobreviveram mesmo assim. Liderada por M’Baku, a tribo é famosa por sua intensidade tanto em combate quanto em sua presença geral. Isso é melhor demonstrado por seus cânticos e pela maneira como eles se comunicam quando entram em uma batalha.
Como a língua Jabari difere do resto de Wakanda
Para entender o mundo da Tribo Jabari, é importante entender todos os dialetos mostrados em Pantera Negra, pois eles definem o mundo e também estão ligados a um universo maior. Em uma visão exclusiva do filme, a treinadora de dialetos Beth McGuire e muitos atores explicam de onde essas línguas vieram. Por exemplo, os Wakandanos falam xhosa, uma língua primária na África do Sul, que se concentra fortemente em sons de clique que ajudam a definir o idioma. A razão de seu foco foi homenagear o ator de T’Chaka John Kani, que cresceu na área da África do Sul, onde se fala a língua.
Desde que os Jabari se isolaram do resto de Wakanda, sua cultura evoluiu à sua maneira, sendo demonstrado igualmente nas línguas que eles falavam. Por exemplo, onde os Wakandanos falavam xhosa, jabari falava igbo, uma língua nativa da Nigéria. A linguagem é um som diferente do Xhosa, mas também tem uma personalidade forte que o ator Winston Duke usou para influenciar sua caracterização de M’Baku. A real eficácia da linguagem veio de como ela deu energia aos cânticos Jabari antes da batalha.
Por que o canto da Tribo Jabari é tão eficaz em Pantera Negra
Os agora famosos cânticos Jabari apareceram pela primeira vez quando M’Baku decidiu desafiar T’Challa para o papel de Rei de Wakanda. Enquanto ele perdeu, sua entrada deixou um impacto suficiente que fez alguns moradores de Wakanda estremecerem com sua presença. No entanto, embora a Tribo Jabari possa agir de forma selvagem, tudo faz parte de suas táticas de intimidação que estão ligadas por seus cantos. Como eles honram o Deus Gorila Hanuman em vez da Deusa Pantera Bast, sua linguagem é muito mais turbulenta.
Esse uso simples da linguagem funcionou bem em termos de assustar os oponentes e podemos ouví-lo antes de cada grande batalha. Seja lutando contra Outriders ou inimigos que se aliaram a Erik Killmonger, o poder de M’Baku e seu Jabari assustam e afetam a mente dos oponentes. Juntamente com sua força, é como se ele e seu povo estivessem possuídos pela força de Hanuman. No final, M’Baku e o Jabari mostram a eficácia e o poder da linguagem, bem como ela pode falar com uma cultura maior. Mais importante ainda, mostra que, mesmo no mundo de Wakanda, nenhuma cultura é igual à outra.