Porque Adam Warlock não apareceu nos filmes dos Vingadores
Embora a Marvel Studios esteja preparada para introduzir Adam Warlock no Universo Cinematográfico, existem dúvidas quanto ao porquê de não o terem incluído em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Após anos de rumores, foi finalmente confirmado que o personagem está de fato estreando em Guardiões da Galáxia Vol. 3.
O ator Will Poulter foi a escolha para interpretar Adam Warlock, como anunciou o próprio diretor James Gunn. No entanto, considerando o papel central do personagem no enredo da Saga do Infinito nos quadrinhos, há um argumento de que ele deveria ter entrado no MCU mais cedo.
A chegada de Adam Warlock foi provocada pela primeira vez na cena pós créditos dos Guardiões da Galáxia Vol. 2 como criação de Ayesha e do Soberano. Desde então, contudo, não houve qualquer indicação importante da sua introdução no MCU. De fato, até o criador do personagem Jim Starlin estava inseguro quanto ao futuro do ser cósmico no MCU quando Gunn saiu dos Guardiões da Galáxia Vol. 3. Mas agora que o diretor está de volta, ele pretende prosseguir com os seus planos anteriores para Adam Warlock.
Falta de espaço
Dito isto, os Estúdios Marvel não precisavam realmente esperar pelos Guardiões da Galáxia Vol. 3 para apresentar o personagem. Dado o seu envolvimento no enredo da Saga do Infinito nos quadrinhos, ele poderia ter estreado em qualquer um dos Vingadores: Guerra Infinita ou Vingadores: Ultimato. Afinal, os Guardiões da Galáxia Vol. 2 já estabeleceram a sua chegada.
Apesar disto, no entanto, há vários fatores que os levaram a não seguir esta rota de narração. Em primeiro lugar, os dois filmes já estavam lotados. Dado o seu grande elenco, os irmãos Russo tiveram de ser criativos ao elaborar a narrativa para Vingadores: Guerra Infinita. Foi por isso que dividiram o seu conjunto em grupos menores e fizeram de Thanos (Josh Brolin) o seu principal antagonista. Enquanto isso, Ultimato tinha muita história para cobrir. Enquanto teve um elenco menor (até à batalha do terceiro ato), teve a tarefa gigantesca de encerrar a Saga do Infinito. Em termos simples, não há espaço para Adam Warlock em ambos os filmes.
Em segundo lugar, mesmo que os Estúdios Marvel encontrassem uma forma de incorporar o personagem nos filmes acima mencionados, ele não teria sido um algo importante neles como foi nos quadrinhos. Tal como os irmãos Russo explicaram, o seu objetivo era fazer um final satisfatório para as três primeiras fases do MCU. Assim, apesar do envolvimento de Adam Warlock nas histórias que inspiraram a Saga do Infinito, trazê-lo naquele final do arco não poderia ter resultado numa estreia satisfatória para o personagem.
Falta de sentido
Estrear em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato teria sido um enorme desserviço, uma vez que ele teria desempenhado apenas um papel menor. Tiraria também o destaque dos heróis que têm estado no MCU desde a sua criação. Depois da Saga do Infinito ter terminado, a maior história da Marvel de Adam Warlock já não podia ser reproduzida no cinema.
Mas, na verdade, isto torna o seu futuro muito mais intrigante, uma vez que ninguém sabe realmente o que esperar da sua estreia. Gunn tem sido cauteloso sobre o papel do personagem em Guardiões da Galáxia Vol. 3. Mas já que esta introdução está sendo feita há anos, é seguro dizer que o cineasta está bastante ambientado e confiante na forma como vai utilizar Adam Warlock no MCU.