Porque ainda lemos os quadrinhos do Batman 80 anos depois?
Com mais de 80 anos de história de publicações na DC Comics, os quadrinhos do Batman ainda são consistentes nos dias de hoje como um ícone do gênero de super-heróis que os fãs leem com frequência.
Batman passou por muitas mudanças nos quadrinhos ao longo das décadas. No entanto, tudo isso faz parte do que o moldou, bem como sua história no multiverso DC para se tornarem tão flexíveis. Mas o que nos faz querer ler os quadrinhos do Batman 80 anos depois?
Visão fundamentada
Embora esteja longe de ser a única maneira de abordar o Batman, parte do que torna o personagem tão intrigante é o quão fundamentado ele é. Muitos dos maiores quadrinhos do Batman disponíveis têm seus casos fundamentados. De certa forma, são uma mudança de ritmo em relação às superpotências e entidades cósmicas grandiosas de outros livros.
Os quadrinhos do Batman têm os melhores vilões
Além do próprio herói, os vilões brutais e únicos dos quadrinhos do Batman são outra razão pela qual o personagem e suas histórias permanecem atraentes. Pode-se dizer que ele tem uma das, senão a melhor galeria de bandidos em quadrinhos de super-heróis, ao lado de nomes como o Homem-Aranha da Marvel.
O Coringa fornece uma dinâmica igualmente envolvente e visceral com o herói. Contudo, isso não significa que os outros vilões do Batman não brilhem na DC Comics. Há imensa profundidade na galeria de bandidos para fornecer premissas para intermináveis histórias de quadrinhos.
Linhas do tempo alternativas
O conceito de cânone pode ser complicado nos quadrinhos e no gênero de super-heróis. Entretanto, também abriu caminho para histórias emocionantes ambientadas em linhas do tempo alternativas. A DC Comics tem praticado isso há décadas por meio de marcas como Elseworlds e seu atual sucessor Black Label, ambos servindo bem ao Batman.
O Retorno do Cavaleiro das Trevas e Cavaleiro Branco são testemunhos do sucesso dos quadrinhos do Batman de linhas de tempo alternativas, permitindo que escritores e artistas construam então suas próprias continuidades para abalar o cânone convencional.
Melhores equipes criativas
No nível da indústria, uma das razões para a dedicação contínua dos fãs aos quadrinhos do Batman é como o personagem atrai algumas das melhores mentes criativas para emprestar seus talentos. Tanto na escrita quanto na ilustração, inúmeras equipes criativas ajudaram a visualizar e moldar o mito do Cavaleiro das Trevas.
Seja o trabalho revitalizante de Dennis O’Neil e Neal Adams no início dos anos 70 ou Scott Snyder e Greg Capullo escrevendo uma das mais célebres séries do Batman do século 21. Dessa forma, a grande quantidade de talento creditado a esses quadrinhos garante que haja um escritor e artista favorito para cada fã do Batman.
Formação de equipes
Mesmo que as façanhas solo do herói possam ser bastante envolventes em seus próprios termos, espera-se que os fãs adorariam ver Batman interagir com o panteão mais amplo da DC Comics. Com mais de 80 anos aparecendo nos quadrinhos da editora, ele colaborou com muitos outros heróis, desde Superman e Mulher Maravilha até Arqueiro Verde e Flash.
A evolução da dupla dinâmica
Um microcosmo da rede mais ampla de super-heróis de Gotham, a Dupla Dinâmica é talvez o relacionamento de super-heróis mais importante dentro dos quadrinhos do Batman.
Robin tem sido uma razão vital para o modo como o Batman tem sido capaz de funcionar por tanto tempo. Assim, muitos fãs de longa data gostam da forma como seu relacionamento cresce. Além disso, ajuda o fato de haver vários Robins para diferentes gerações de leitores, mas todos eles envolvem partes dos mitos do Batman.
Os quadrinhos do Batman mostram a evolução da cidade de Gotham
A DC Comics tem muitos locais únicos que ajudaram a mostrar o quão incrível é este universo. Mesmo assim, Gotham City pode ser a cidade mais icônica da DC. A construção de um mundo estabelecida aqui é mais do que suficiente para fazer com que os leitores voltem.
Também servindo como um reflexo de seu principal herói, Gotham City evoluiu gradualmente ao longo das décadas, à medida que inúmeras equipes criativas entravam e saíam dos quadrinhos do Batman, estética e tematicamente. É então o local perfeito para um herói como o Cavaleiro das Trevas, com Gotham City sendo a base para os heróis, vilões, estilos de arte únicos e as histórias que os movem.