Porque Kang já é um vilão melhor do que Thanos no MCU

 Porque Kang já é um vilão melhor do que Thanos no MCU

A partir de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, é comum ver os fãs elogiarem Thanos no MCU como um dos melhores vilões. Dado que Vingadores: Guerra Infinita serve de vitrine para Thanos e depois termina com os heróis perdendo tudo para ele, isto não é surpresa. A sua importância narrativa, combinada com o desempenho intimidante de Josh Brolin, fez com que os fãs sentissem que o papel de Thanos como o grande vilão foi merecido.

Com o recente anúncio dos Vingadores: Dinastia Kang servindo como um dos capítulos finais da Saga Multiverso, o novo vilão desta saga é o Kang de Jonathan Majors. Embora os fãs tenham a certeza de olhar para Thanos na Saga do Infinito e ver o melhor vilão, a verdade é que Kang já é um vilão melhor para esta saga do que Thanos foi para a outra.

Thanos no MCU

Originalmente introduzido na cena pós créditos de Vingadores em 2012, Thanos tinha inicialmente um desenho visual diferente, um ator diferente (Damion Poitier) e mesmo motivações completamente diferentes. Está fortemente implícito na cena que o plano de Thanos é “cortejar a morte”. Tal como nos quadrinhos, onde a Morte é uma personagem literal por quem Thanos está apaixonado.

Da próxima vez que o público viu Thanos, apenas dois anos depois, nos Guardiões da Galáxia de 2014, já tinham sido feitas algumas alterações sérias. A cena deu ao público o seu primeiro olhar completo sobre o personagem redesenhado e revestido de armaduras (agora interpretado por Josh Brolin) sentado no seu trono. Estabeleceu também a sua relação com as suas filhas, Nebula e Gamora. Ele reapareceria então no ano seguinte na cena pós créditos de Vingadores: Era de Ultron de 2015.

Tudo isto não foi, essencialmente, nada. Através das três primeiras Fases do MCU e destas três primeiras aparições antes de Vingadores: Guerra Infinita, Thanos não teve qualquer papel ativo na história da Saga do Infinito. Apareceu para ser ameaçador e servir como pouco mais do que um lembrete do rumo que a história estava tomando.

Introdução de Kang

Podemos dizer, no entanto, que a Marvel aprendeu, porque a sua abordagem atual com Kang é exatamente o oposto da sua abordagem inicial a Thanos. Isto é evidente nas grandes diferenças entre a primeira aparição de cada personagem sozinho. Thanos foi introduzido no MCU num único teaser numa cena pós créditos, sem que o desenho nem o intérprete ainda estivessem finalizados. Não servindo então a outro propósito que não fosse informar os fãs da sua existência.

Em contrapartida, a introdução de Kang no episódio final de Loki, é uma sequência profundamente íntima. Nela, Jonathan Majors aparece não só para estabelecer o papel multicamadas de Kang na história maior, mas também para estabelecer o estado emocional, as motivações e os conflitos internos do personagem através da sua maravilhosa atuação.

A sequência dá a Majors um espaço de incubação fenomenal para desenvolver Kang e também o estabelece como um personagem genuíno. Kang de Majors é confirmado para aparecer a seguir em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, onde, portanto, servirá como o principal vilão desse filme. Acoplar isto com o fato de que o personagem é também certo aparecer na segunda temporada de Loki, Kang não só aparece em muitos projetos da Saga Multiverso, como desempenha papéis absolutamente cruciais nos mesmos.

Kang melhor do que Thanos no MCU

Contudo, parte da razão pela qual a Marvel pode fazer isto tem a ver com a multidão de Kangs. Como delineado na sua introdução, há inúmeros Kangs (todos eles interpretados pelos Majors até agora) espalhados pelo multiverso. Vimos que a matança de “Aquele que permanece” em Loki resulta na aparição de um Kang, o Conquistador, ainda mais impiedoso. Assim, se Thanos tivesse aparecido como vilão primário em um filme anterior no MCU, o público saberia que não havia qualquer hipótese real dele ser morto porque ele teve de aparecer em filmes posteriores.

A Saga do Multiverso não poderia ter pedido uma melhor introdução vilanesca do que a de Jonathan Majors como Kang em Loki. Com uma base tão fértil, a vilania de Kang nas próximas fases do MCU deverá ser algo especial a testemunhar. Tudo isto construindo o seu papel clímax para Dinastia Kang e Guerras Secretas.

Você concorda que Kang, o Conquistador já é um vilão melhor que Thanos? Deixe nos comentários.

Veja também

plugins premium WordPress