Porque o Gavião Arqueiro não é mais um Vingador?
Mais de uma década após ter feito a sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel em Thor, o Gavião Arqueiro está finalmente liderando o seu projeto solo. Este virá na forma de uma série, Hawkeye, que também introduz o seu substituto do MCU, Kate Bishop (Hailee Steinfeld).
Como mostrado no primeiro trailer, a próxima série da Marvel no Disney+ é uma aventura de Natal ambientada principalmente em Nova Iorque. O trailer começa mostrando que Clint Barton está passando um tempo com os seus filhos depois de finalmente os ter de volta, graças ao estalo de Hulk em Vingadores: Ultimato.
Espera-se que a série se concretize e mude a história do Gavião Arqueiro no MCU de várias maneiras, tais como explorar a sua origem e torná-lo surdo. Um outro desenvolvimento na vida de Clint Barton, entretanto, é que ele já não é um Vingador. A sinopse oficial chama-lhe um “antigo Vingador”. Mas porque já não é um herói ativo?
Família
Acredita-se que a aposentadoria do Gavião Arqueiro dos Vingadores seja em grande parte conduzida pela sua família. Clint perdeu os seus três filhos e a sua mulher em consequência do estalo de Thanos, tal como descrito no início de Vingadores: Ultimato. O filme viu Barton regressar para se reunir com eles antes de assistir ao funeral de Tony Stark. Agora que eles regressaram, ele está claramente dando prioridade à recuperação do tempo perdido.
Clint, anteriormente aposentado dos Vingadores após o nascimento do seu segundo filho, saiu da aposentadoria em Capitão América: Guerra Civil. Enquanto a sua missão com Kate irá interromper a sua viagem a Nova Iorque, ele ainda está determinado a regressar para o Natal. É a concentração de Clint em estar perto da sua família que deve ser o principal fator de motivação na sua decisão de deixar os Vingadores para trás.
Há também o fato de que os últimos anos do Gavião Arqueiro como Vingador foram perturbados, pelo que ele também pode não querer desempenhar o papel de herói neste momento. Clint ainda está vestindo o uniforme de Ronin e indo numa onda de matança por todo o mundo. A culpa que ele sente por estas ações é evidente no trailer de Hawkeye e na devolução do uniforme de Ronin. Passar tempo com a sua família dá a Clint uma razão para não enfrentar os demônios do seu passado.
No entanto, parece que o seu passado como Ronin ainda o alcançará durante a série. Pagar por estes pecados poderia ser uma grande parte do arco de Clint em Hawkeye. Contudo, a sua relutância em fazê-lo poderia ser a razão pela qual ele se afastou dos Vingadores. Além disso, há também a morte de Natasha que poderia estar mexendo com o estado mental e emocional de Clint.
Amigos
Outro fator possível na decisão do Gavião de deixar os Vingadores poderia ser o estado desconhecido em que eles se encontram depois dos Vingadores: Ultimato. Os acontecimentos do filme levaram à morte do Homem de Ferro e da Viúva Negra. O Capitão América envelheceu e se aposentou e Thor deixou novamente a Terra.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis até revelou uma mudança para Bruce Banner, que poderia assinalar o fim dos seus dias como Hulk, mesmo que ele continue a ajudar os Vingadores. A falta de membros mais originais e de amigos próximos de Clint poderia aumentar o seu desejo de deixar os Vingadores para trás. Uma vez que Clint vai voltar ao jogo do super-herói um pouco em Hawkeye, será interessante ver se ele continua a ser um antigo Vingador quando a série terminar.
Hawkeye estreia 24 de novembro no Disney+.