Porque Thanos matou seus pais?
Apesar de insistirem no contrário, há uma possibilidade de os Eternos do Universo Cinematográfico Marvel assumirem muito mais responsabilidade pelas ações de Thanos do que afirmam. Nos quadrinhos, Thanos foi gerado pelos Eternos. Os pais de Thanos eram os Eternos Sui-San e A’Lars. As suas ações desempenham, portanto, papéis diretos na transformação do seu filho em uma das ameaças mais mortíferas de todo o universo.
A’Lars e Sui-San moldaram o monstro que um dia o Titã Louco se tornaria de formas conflituosas, mas igualmente importantes, tal como a linhagem partilhada dos Eternos com os seus inimigos, os Deviantes.
Quem eram os pais de Thanos?
Nascido na família dominante dos antigos Eternos na sequência de uma guerra civil devastadora, a aversão de A’Lars ao conflito foi tão grande que o levou a abdicar do trono para o seu irmão, Zuras e a se exilar, então, na lua distante de Titã. Assumindo o apelido de “Mentor”, A’Lars dedicou a sua impressionante mente científica para melhorar o universo. Foi durante este esforço que A’Lars conheceu Sui-San, o último sobrevivente dos Eternos guerreiros que o seu pai tinha banido da Terra após a guerra.
Juntos, A’Lars e Sui-San transformaram a lua árida de Titã em um paraíso exuberante e sustentador da vida. Além disso, repovoaram o planeta com uma nova geração de Eternos através da utilização de tecnologia avançada. Ao longo do seu trabalho, A’Lars e Sui-San se apaixonaram e acabaram se estabelecendo na esperança de constituírem a sua própria família. A sua união produziu filhos gêmeos: Eros de aparência média e Thanos fortemente deformado, cuja mutação física está eventualmente ligada a pedaços persistentes de DNA Deviante que se esconde nos Eternos.
Enquanto que A’Lars levava com calma a aparência anormal de Thanos, Sui-San foi à loucura pela simples visão do seu filho. Convencida então de que a criança traria a ruína para o universo, Sui-San tentou matar Thanos momentos após o seu nascimento. Esta experiência traumática moldou para sempre a percepção de vida de Thanos. Apesar das melhores tentativas de A’Lars de proporcionar a ambos uma educação feliz na ausência da sua mãe, que estava internada.
Porque Thanos matou seus pais?
Sui-San acabou se reunindo com Thanos. Contudo, a natureza da sua relação com o seu filho e o que acabou lhe acontecendo, varia entre as versões da história de Thanos. Na maioria das versões, Sui-San manteve uma relação fria com Thanos, enquanto em outras, ela tentou reparar a situação tratando melhor o seu filho. Independentemente da sua atitude para com ele, Thanos a matou em cada continuidade. Quer indiretamente durante um ataque a Titã, quer a dissecando viva, em uma tentativa de descobrir porque é que ele é tão diferente de todos os outros.
Ao ser confrontado com o mal de Thanos, A’Lars passou o resto da sua vida minando o reinado de terror do seu filho. A’Lars ajudou então muitos heróis nas suas batalhas contra Thanos com as suas habilidades como cientista. Atuando como benfeitor de Drax, o Destruidor, o Surfista Prateado e o Capitão Mar-Vell. No entanto, apesar dos seus esforços heroicos, A’Lars acabou conhecendo o seu fim quando Thanos veio infectado com uma doença terminal para pedir ajuda. Depois de explicar que seria impossível criar uma cura no pouco tempo que lhe restava, A’Lars deixa claro que ele não ajudaria o seu filho, mesmo que fosse possível. A resposta de Thanos é tão violentamente eficiente como pessoal.
Ascendência de Thanos
A ascendência de Thanos dentro do MCU tem sido limitada a uma única referência pelo Caveira Vermelha. Entretanto, Eternos deixa uma janela aberta para uma aparição por um ou ambos os seus pais. Nenhuma ligação entre os Eternos e os Titãs foi estabelecida até à data, mas pode já haver indícios de uma. Afinal, a aparência de Thanos tem algumas semelhanças com a de Kro, o humanoide Deviante que aparece em Eternos.
Dado o impulso aparentemente inato dos Deviantes em direção à destruição, uma ligação entre eles e Thanos explicaria algumas coisas sobre a mentalidade do Titã. Talvez ainda melhor, poderia significar uma ligação direta entre os criadores do universo e o homem que esteve perto de destruir tudo com, literalmente, um estalar de dedos.