Quem foi o primeiro Pantera Negra?
Devido à inclusão do personagem no Universo Cinematográfico da Marvel, Pantera Negra teve um aumento de popularidade. Vindo da fictícia nação africana de alta tecnologia de Wakanda, o manto do Pantera Negra é um símbolo de liderança e poder entre o povo wakandano. Na tela, até agora, vimos dois Panteras Negras, T’Challa e sua irmã mais nova Shuri.
Contudo, Wakanda tem uma história muito mais detalhada e longa do que vimos nos filmes e, para explorá-la, teremos que dar uma olhada no material original, os quadrinhos. Vamos ver então quem foi o primeiro Pantera Negra tanto nos quadrinhos quanto no MCU.
O primeiro Pantera Negra
Por muito tempo, o primeiro e mais antigo Pantera Negra da história de Wakanda foi o xamã guerreiro Olumo Bashenga. Ele carregou esse manto até 2017, quando o pré-histórico Pantera Negra sob o nome de Mosi foi apresentado em Marvel Legacy #1. Sua história e a história de Wakanda foram expandidas em Wakanda # 1 lançado em 2022, onde houve a confirmação oficial que Mosi foi o primeiro indivíduo a carregar o manto de Pantera Negra.
As tribos de Wakanda estavam focadas na sobrevivência, e mesmo sabendo dos potenciais efeitos benéficos da Erva Coração, sem o devido preparo e sem a benção de Bast, a ingestão da Erva provou ser letal para muitos membros da tribo.
Mosi era diferente, e embora não tenha sido o primeiro homem a consumir a Erva, foi o primeiro a ter a deusa Bast ao seu lado. Assim, ao invés de morrer, recebeu os aprimoramentos que a Erva lhe proporcionava e, ao mesmo tempo, tornou-se o primeiro Pantera Negra da história conhecida.
Mosi também foi o primeiro (depois de Odin) a erguer e carregar o Mjolnir, já que Odin foi um dos seres celestiais que visitou Wakanda no início da história da humanidade. Além disso, Mosi fazia parte dos Vingadores pré-históricos e ajudou a equipe.
Contudo, o primeiro Pantera Negra foi morto em batalha contra os filhos de Laufey e Hyve. Seguido pela morte de Mosi, os wakandanos unidos se separaram em várias tribos e iniciaram sua política de isolamento. Dessa forma, pediram aos Vingadores para esquecê-los.
O primeiro Pantera Negra do MCU
Após a morte de Mosi, as tribos wakandanas permaneceram separadas e em guerra por muito tempo. E é aqui que entra em cena o primeiro Pantera Negra do MCU, um xamã guerreiro chamado Bashenga. Olumo Bashenga apareceu pela primeira vez na Marvel Comics nos anos 70 com o lançamento de ‘Black Panther #7’. Desde então, Bashenga continua sendo uma das figuras mais influentes da história de Wakanda.
Segundo a história, Olumo nasceu na tribo dos Panteras Negras durante a Idade do Bronze e previu com sucesso que um meteorito alienígena cairia em algum lugar dentro das fronteiras de Wakanda.
Quando o meteorito caiu, os Wakandanos logo notaram as propriedades quase mágicas do Vibranium e o fato de que o metal era quase indestrutível. Como sabemos, algumas das armas mais poderosas do Universo Marvel são feitas de Vibrainum.
Wakandanos reconheceram isso, e então a amarga guerra das Cinco Tribos começou. Bashenga aprendeu como utilizar as propriedades do metal e como trabalhar com ele. Assim, ele criou a Lança de Bashenga, que continua sendo uma relíquia sagrada wakandana até hoje.
Durante a Guerra das Cinco Tribos, Bashenga teve uma visão da deusa Bast, uma divindade sagrada para os Wakandanos. Bast o levou até a Erva Coração e deu a ele sua bênção para consumi-la. Consumir a Erva Coração fortaleceu Bashenga da mesma forma que qualquer outro Pantera Negra da história. Ele recebeu então aprimoramentos sobre-humanos em termos de velocidade, força e durabilidade e ganhou acesso a poderes exclusivos dos Panteras Negras.
Bashenga e a tradição sagrada
Uma vez aprimorado, Bashenga conseguiu unir 4 das 5 tribos em guerra e se tornou o primeiro rei do Reino Wakanado. Wakanda prosperou sob seu governo, mas ainda permaneceu estritamente isolado.
Ele foi o fundador do culto dos Panteras Negras, uma tradição sagrada para os Wakanadanos até hoje, e é um dos ancestrais mais importantes de T’Challa. Já que todos os Panteras Negras desde a Idade do Bronze podem traçar sua linhagem até Bashenga. A lança de vibranium de Bashenga ainda é mantida como uma relíquia sagrada, sendo usada principalmente para fins cerimoniais.