Saiba onde Shang-Chi se passa na linha do tempo do MCU!
Para a maioria dos filmes do MCU, tornou-se uma regra não dita que cada filme se passa no ano em que estreou nos cinemas. Mas foi na Fase 3 que a linha do tempo se tornou mais complicada. Guardiões da Galáxia Vol. 2 foi ambientado em 2014, a Capitã Marvel teve seus acontecimentos em 1995, e depois os Vingadores: Ultimato saltou cinco anos no futuro para 2023.
ATENÇÃO: Este artigo contem SPOILER de Shang-Chi, atualmente sendo exibido nos cinemas.
Isto colocou o MCU ligeiramente no futuro do mundo real. Mas atrasa para a Fase 4 e as propriedades estabelecidas quase imediatamente após Vingadores: Ultimato permitiram que a lacuna se fechasse lentamente. WandaVision se passa apenas algumas semanas depois do estalo de Thanos ser invertido. Falcão e o Soldado Invernal acontece seis meses depois de Sam Wilson e Bucky Barnes terem se despedido de Steve Rogers.
A linha temporal do MCU continuará a estar um pouco fora de ordem, com Viúva Negra colocada antes de Vingadores: Guerra Infinita, Eternos que duram 7.000 anos. Além de Loki se passando em linhas de tempo alternadas. Onde é que isso deixa Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis?
Em que momento se passa Shang-Chi?
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis começa há centenas de anos com uma história quase de origem para Wenu. Mas a maior parte do filme tem lugar depois dos Vingadores: Ultimato. Um ano específico não é dado, mas é seguro assumir que é em 2023 ou 2024. No entanto, há alguma confusão quanto a isso devido aos acontecimentos do filme. Wenwu conheceu Li em 1996 e eles casaram pouco depois, tendo Li dado à luz a Shang-Chi no final de 1996, na melhor das hipóteses. Partindo dessa linha temporal, Shang-Chi deixou o seu pai e os Dez Anéis em 2010, conheceu Katy no mesmo ano, e os eventos do filme ocorrem em 2020 – 10 anos mais tarde.
No entanto, isso não se aplica à linha do tempo pós-Ultimato. O que significa que Shang-Chi deve ter nascido por volta do ano 2000 para que tudo funcione. Isto também funcionaria com a referência ao estilo Gangnam, uma vez que Shang-Chi diz ter sido confundido com coreano por causa daquele vídeo musical, que foi lançado em 2012.
Definir Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis em algum momento de 2023 ou 2024 faria mais sentido com a forma como a Fase 4 está se desenrolando em grande parte. Permite que a Marvel Studios introduza um novo herói MCU num novo ponto de entrada para a narrativa maior com o mínimo de arcos para saltar.
Expansão do passado
A Marvel pode evitar a necessidade de abordar o porquê de Shang-Chi não ter dado uma mão na luta contra Thanos no final de Vingadores: Ultimato ou fazer com que ele seja mais uma vítima de um golpe para explicar onde estava durante um momento turbulento no MCU. Além disso, o coloca em posição de ser o herói da sua história sem os Vingadores ou um evento global devastador sobre ele.
Ainda que a Marvel Studios explore principalmente a história de Shang-Chi depois de Vingadores: Ultimato, o seu filme solo ainda expande o passado do MCU. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis mostra o Mestre do Kung Fu em vários momentos da sua vida. Wenwu menciona mesmo que Shang-Chi tinha estado sozinho durante dez anos, embora soubesse sempre onde estavam os seus filhos. Aos seus olhos, dez anos não é um sinal, por isso não estava preocupado.
Flashbacks de Shang-Chi e as origens dos “Dez Anéis” enriquecem também a história do MCU e deixam a história viajar para diferentes pontos da linha do tempo sem serem atrapalhados pela franquia mais ampla.