Sam Wilson será tão poderoso quanto Steve Rogers?
No sexto e último episódio de Falcão e o Soldado Invernal vimos o que já não era novidade para ninguém, Sam Wilson é o novo Capitão América. Isso levanta uma questão: quão poderoso ele será como o novo herói? A série destacou a diferença entre quem busca justiça e quem quer poder.
Além de estabelecer a intenção de Sam Wilson de proteger o legado do Capitão América sem copiar Steve Rogers. Não possuindo as habilidades aprimoradas de Steve, Sam também terá que adotar uma nova abordagem para os desafios físicos do Capitão América.
Steve Rogers
Steve Rogers era o Capitão América ideal devido ao seu caráter humilde e espírito de justiça, mas ele realmente precisava do soro do super-soldado para realizar tudo o que fazia. Antes de receber o soro em Capitão América: O Primeiro Vingador, Steve mal conseguia correr ou fazer flexões. Sam Wilson deixou claro que não quer o soro do super-soldado. Dessa forma, como suas habilidades físicas serão comparadas às de Steve Rogers?
Agora é a vez de Sam!
Sam é um ex-aviador de resgate da Força Aérea com bastante experiência. Já foi capaz de enfrentar o Soldado Invernal em sua primeira aventura de super-herói. Ao se juntar aos Heróis Mais Poderosos da Terra, o Vingador Falcão poderia acompanhar Homem-Formiga, Homem-Aranha e até Homem de Ferro. Sam Wilson ganhou seu posto de super-herói sem ter nenhum superpoder. Recentemente também lutou no mesmo nível de super-soldados como os Apátridas, Bucky Barnes e John Walker em Falcão e o Soldado Invernal.
Devido ao seu treinamento e técnica de combate, Sam provavelmente confiará em sua agilidade tanto para o ataque quanto para a defesa mais do que Steve Rogers. Sem contar que as asas mecanizadas do Falcão e seu drone, asa vermelha, são parte do traje do Capitão América de Sam, onde ele certamente encontrará boas maneiras de colocá-las em uso.
Juntando o escudo do Capitão América, o traje com a tecnologia de Wakanda e o asa vermelha atualizado, Sam terá muito mais opções do que Steve Rogers tinha. Os fãs apontaram como uma das fraquezas de Sam, é a falta do capacete de proteção. Contudo, Steve Rogers também não tinha capacete e possivelmente também não sobreviveria a um tiro na cabeça. Dessa forma, o estilo de luta de Sam Wilson dá ao novo capitão América melhor proteção do que Steve Rogers.
O que faz um super-herói?
O Falcão e o Soldado Invernal mostrou que superpoderes não fazem um herói, dessa forma, os valores fazem. John Walker foi derrotado mesmo com o soro do super-soldado. Bucky ainda é poderoso o suficiente para derrotar John Walker e Karli Morgenthau, no entanto, seu autocontrole o impede de voltar ao Soldado Invernal. Podemos então afirmar, que embora Sam não possua tanta força, poderá facilmente ser um Capitão América melhor do que o mundo jamais imaginou.
Sam não pode apenas conseguir honrar o legado do herói, mas também pode expandi-lo, criando o seu próprio legado. A representação de Sam como um homem negro, que defende as cores de um país que o considera inferior, utilizando somente um discurso de esperança e respeito para impor suas ideias de igualdade e justiça, adapta com perfeição tudo o que simboliza o Capitão América.
Conte nos comentários o que você achou do final de Falcão e o Soldado Invernal.