Séries do MCU que não são canônicas
O MCU contém várias séries que não são canônicas, apesar de muitas ainda estarem ligados à franquia anos após o lançamento. A Saga do Infinito é muitas vezes considerada como a joia da coroa do MCU, com Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato unindo uma extensão das histórias dos heróis da Marvel.
O produtor executivo de Vingadores, James Gunn, que WandaVision é a primeira série canônica do MCU apesar de existirem tantas séries da Marvel. Vamos ver quais são.
Agentes da S.H.I.E.L.D.
Estreando em 2013, os Agentes da S.H.I.E.L.D. abriram caminho como a primeira série ambientada no MCU. Os Agentes da S.H.I.E.L.D. servem como introdução para Vingadores. Seguimos, então, Phil Coulson (Clark Gregg) montando uma equipe de espionagem para combater várias ameaças dentro do universo Marvel. Dessa forma, a série também cruza diretamente com filmes do MCU, tais como o Capitão América: O Soldado Invernal. O que torna ainda mais confusa a sua omissão atual do MCU propriamente dita.
Agente Carter
A falta de admissão de Agente Carter pela equipe criativa da Marvel é, de certa forma, ainda mais condenatória do que a recusa de registar os agentes da S.H.I.E.L.D. como cânon. A série se expande sobre Capitão América: O Primeiro Vingador e vê Peggy Carter na América dos anos 40 como uma agente secreta ao mesmo tempo que lamenta a perda do seu grande amor Steve Rogers.
Hayley Attwell foi aclamada como Carter, saindo com sucesso da sombra do Capitão América. Agent Carter é a única série televisiva do MCU a ser produzida por Kevin Feige, tornando o seu apagamento do cânone confirmado ainda mais confuso. Tal como com o seu predecessor, Agentes da S.H.I.E.L.D., Agente Carter estabelece linhas chave de enredo nas quais os filmes Vingadores são erguidos.
Demolidor
Murdock é um advogado cego de dia que combate o crime como um vigilante mascarado pela noite enquanto reconcilia o trauma das suas experiências de infância e o catolicismo rigoroso ao longo do caminho. Após o seu lançamento em 2015, Demolidor estabeleceu uma nova referência para a Marvel, apresentando sequências de luta coreografadas e grandiosas. Demolidor também serve para o nascimento de Defensores e traz vários personagens do MCU.
Jessica Jones
Jessica Jones é uma alma torturada que lida com múltiplas facetas do vício como um antigo super-herói caído em desgraça. Agora trabalhando como detetive, Jones acaba combatendo o seu inimigo Kilgrave ressurgido através de um arco de redenção. Jessica Jones é a primeira série televisiva do MCU a defender uma personagem feminina anteriormente invisível nos quadrinhos Marvel. Abrindo, assim, o caminho para que personagens como a Feiticeira Escarlate possam prosperar.
Luke Cage
Cage (Mike Colter) é a vítima de uma experiência que lhe confere super força e pele impenetrável, que passa de fugitivo a herói ao procurar salvar a sua cidade do crime organizado. As críticas positivas de Luke Cage e o enorme burburinho dos meios de comunicação social abriram a porta para a tão necessária representação afro-americana no MCU, com Luke Cage agindo, então, como um precursor natural do êxito do Pantera Negra de 2018.
Punho de Ferro
Embora a recepção crítica do Punho de Ferro tenha deixado muito a desejar, a série Netflix coloca um ponteiro importante para a direção futura do MCU. O fato de Danny Rand ter de escolher entre se tornar o Punho de Ferro ou salvar a sua empresa familiar faz poucos comentários originais sobre um caminho cansado de super-herói. Mas onde o Punho de Ferro se sobressai é a sua coreografia.
Apesar de ter sido criticado como “uma das luzes menores do MCU”, o Punho de Ferro foi um dos programas Netflix originais mais vistos em 2017. A maior parte da positividade em torno do Punho de Ferro deriva das suas sequências de artes marciais.
Defensores
A minissérie Defensores da Marvel reúne Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro para combater o misterioso sindicato do crime Tentáculo. De todas as séries listadas, Defensores se sente o mais em casa dentro do MCU. Isso se deve a sua vontade de convergir múltiplas linhas de enredo num conflito mais grandioso, ao estilo de Ultimato, assegurando ao mesmo tempo que cada personagem continue a evoluir.
Inumanos
Inumanos da Marvel é um spin-off parcial dos Agentes da S.H.I.E.L.D., que introduziram pela primeira vez a espécie no MCU. Com base nos personagens com o mesmo nome, a família real dos Inumanos foge com sucesso para o Havaí antes do membro da família Maximus tentar um golpe que poderia aniquilar a Terra.
Os Inumanos, tal como Defensores, parecem como um ensaio para o MCU, dada a aparição dos Eternos, em que uma raça alienígena procura abrigo na Terra antes de decidir proteger o planeta.
O Justiceiro
Frank Castle é um dos mais amados personagens Marvel e um ponto de interseção em muitos enredos ao longo da história. O Justiceiro apareceu em múltiplas continuidades ao lado dos X-Men, Homem-Aranha, e mais recentemente, o Demolidor, o que lhe valeu uma série spin-off na Netflix em 2017.
O Justiceiro é um retrato de um anti-herói torturado, com a sua vingança brutal e exigente contra os criminosos de Nova Iorque, na sequência da morte prematura da sua família.
Fugitivos
Apesar de um lançamento em 2017, Fugitivos poderia ter acabado por ser a mais antiga continuidade da série de TV no MCU, com o seu desenvolvimento em 2008 a anteceder todos os cânones do universo, exceto o Homem de Ferro. No entanto, as prolongadas discussões sobre o roteiro, entre outros fatores, atrasaram a sua criação, com Vingadores sendo lançado em 2012 antes de Fugitivos.
O sucesso da história de Vingadores convenceu a Marvel a abandonar o projeto Fugitivos. Onde ficaria adormecido durante vários anos antes da sua revitalização no Hulu em 2017. A recente renovação para uma 3ª temporada confirma a sua popularidade entre os fãs da Marvel.
Manto e Adaga
O fato de o Manto e a Adaga não ser um cânone da linha do tempo do MCU é intrigante. Considerando, portanto, a enorme quantidade de referências que contém ao Universo Cinematográfico Marvel. A sua segunda temporada, em particular, está repleta de uma grande quantidade easter eggs do MCU.
Além da sua forte ligação ao MCU, o Manto e a Adaga também promove a mesma mensagem de trabalho de equipe e unidade tão forte em quase todos os filmes da Marvel.
Helstrom
A série estreou com más críticas e o conteúdo da trama é mais sombrio do que qualquer dos seus outros antecessores de TV da Marvel. Helstrom segue os filhos de um poderoso assassino em série que caçam o pior da humanidade numa tentativa de continuar os feitos da sua família. Helstrom apresenta certamente mais horror do que a ação de super-heróis esperada no MCU. O fracasso crítico de Helstrom levou, portanto, a um cancelamento quase imediato do programa em 2020.
Qual dessas séries é sua preferida? Deixe nos comentários.