Shang-Chi: Como funcionam os poderes dos Dez Anéis?

 Shang-Chi: Como funcionam os poderes dos Dez Anéis?

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem sua história centrada no Mandarim e nos seus anéis titulares. O seu infame grupo, Os Dez Anéis, foi responsável pelo rapto de Tony Stark no Homem de Ferro de 2008. Desde então, o grupo tem agido nas sombras. Eles facilitaram atentados contra Tony Stark na sequência direta e um agente do grupo esteve presente no Homem-Formiga de 2015.


Em Homem de Ferro 3, parecia que o próprio Mandarim iria finalmente aparecer. No entanto, uma reviravolta revelou que um ator estava se fazendo passar pelo Mandarim. Na sequência destas escolhas narrativas, o MCU revelou através de Trevor Slattery (Ben Kingsley) que o mandarim existia de fato. E, além disso, estava aborrecido pelo seu nome ter sido manchado.

Felizmente, o lançamento oficial de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis fixou ainda mais a reviravolta do Homem de Ferro 3. Para além de fixar Simu Liu no papel titular, Awkwafina como Katy, e Meng’er Zhang como Xialing, Shang-Chi removeu por direito o problemático Fu Manchu do seu lugar na história previamente estabelecida de Shang-Chi. Em vez disso, entregando um dos antagonistas mais complexos do MCU e um carisma mais agradável do que o previsto, Tony Leung interpretou Wenwu (também conhecido como o verdadeiro Mandarim).

Recentemente reimaginados para parecerem mais com braceletes do que com anéis tradicionais, eram, no entanto, poderosos. Aqui está um resumo de como se comparam com as habilidades e a história dos quadrinhos.

Como surgiram os Dez Anéis?

dez aneis 1

Além de uma organização terrorista, os Dez Anéis referiam-se aos objetos usados pelo Mandarim – e dos quais ele retirou um poder considerável. Eles apareceram pela primeira vez ao lado do mandarim em 1964, no conto de Suspense #50. Criados por Stan Lee e Don Heck, revelam-se como sendo tecnologia de uma raça estrangeira chamada Makluans. Muitas vezes descritos como “Dragões do Espaço”, eles vieram do planeta Kakaranthara. Cansados da tranquilidade do seu planeta, logo procuraram outros mundos para explorar.


Um desses exploradores, Axonn-Karr, acabou chegando à Terra. Pousando no Vale dos Espíritos da China, ele foi mortalmente ferido pelos nativos temerosos. Pouco depois, Axonn-Karr, os seus anéis, e a sua nave foram descobertos pelo mandarim. Com cada anel contendo a alma de um lendário guerreiro cósmico, ele foi, então, seduzido pelo considerável poder contido no seu interior. Como resultado, o mandarim completou a viagem de Axonn-Karr até ao túmulo e pegou os anéis para si.

Não podemos determinar se essa história de fundo em particular permanecerá cânone dentro do MCU. Afinal, pela conclusão de Shang-Chi e da Lenda dos Dez Anéis, as origens dos objetos e de onde Wenwu os adquiriu permaneceram envoltas em mistério. Do mesmo modo, a fonte do seu poder permaneceu muito semelhante, embora eles parecessem atrair energia (ou chi) dos seus respectivos utilizadores.

Poderes dos Dez Anéis no MCU

dez aneis 2

Várias das capacidades dos braceletes foram utilizadas em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Em primeiro lugar, foram estabelecidos como sendo capazes de funcionar como projéteis e ainda cumprir as ordens do Mandarim longe dele. Eles eram semelhantes a Thor e ao seu martelo, Mjölnir. Isto foi enfatizado pelos anéis que regressavam ao braço do mandarim depois de serem utilizados como armas.

Também foram vistos dando ao Mandarim uma grande força, como quando ele derrubou um portão místico contendo o Morador nas Trevas com meros murros. Eles também permitiram que o personagem disparasse explosões de energia. Sendo utilizados principalmente de forma ofensiva.


No filme, o Mandarim apareceu disparando uma série dessas explosões em vários pontos da sua longa vida. Brilhando em azul, tiveram o efeito de derrubar inimigos ou aparentemente de matar abertamente. Essas explosões de energia também permitiram que tanto Wenwu como Shang-Chi levitassem ou se impulsionassem a grandes distâncias.

A sua já mencionada longa vida foi também um produto dos anéis. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis nunca determinaram como essa função funcionava realmente. Dado que Wenwu simplesmente parecia nunca envelhecer, estava implícito que eles ou estão constantemente regenerando o corpo do utilizador ou simplesmente capazes de congelar por completo o processo de envelhecimento.

Os Poderes dos Dez Anéis na Marvel Comics

dez aneis 3

O primeiro era usado no polegar direito do Mandarim, sendo usado de várias maneiras, desde alterar a sua própria aparência e vestuário até ao envenenamento ou mesmo solidificar o ar à volta dos seus inimigos. O segundo, usado no dedo indicador direito, usado para atacar e impulsionar os inimigos com uma explosão.

O terceiro era capaz de manipular o ar, até mesmo de o chicotear de uma forma semelhante a um tornado. Além disso, significava que o Mandarim podia levitar itens ou mesmo ele próprio.

O quarto anel era o da desintegração, onde apenas objetos inanimados se podiam desintegrar. O quinto anel usado no dedo anelar direito servia para conjurar uma área de escuridão à sua volta. O sexto anel permitia ao Mandarim conjurar e manipular a energia eletromagnética.

O sétimo anel produzia explosões de fogo e podia de outra forma incendiar áreas e objetos através de infravermelhos. O oitavo anel projetava ilusões na mente dos outros, de forma a afetar os seus sentidos para os manipular.

O nono anel produzia o tipo de explosões elétricas para fazer até Thor pensar que alguém estava roubando o seu trovão. E o décimo anel gerava um frio intenso, podendo, assim, prender inimigos em blocos de gelo ou fazer armas à base de gelo também.

A maior parte dos anéis com os poderes mais extravagantes dos quadrinhos não estavam presentes em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Ainda assim, há todas as hipóteses de Shang-Chi poder desbloquear novos no futuro, que ou Wenwu não sabia ou simplesmente optou por não usar na sua busca contra Ta Lo ou nos vários flashbacks mostrados.

Veja também

plugins premium WordPress