Nightcrawler apareceu pela primeira vez em Giant-Size X-Men # 1 como parte da equipe internacional reiniciada dos X-Men.
A equipe (ao lado do Doutor Estranho) é arrastada para uma recriação malévola do Inferno de Dante pela mãe adotiva de Noturno.
Não é uma história de Noturno, é sobre Colossus. No entanto, a história de um único problema destila a importância do relacionamento de Noturno com o resto dos X-Men.
Dos muitos personagens que ele ajudou a criar em X-Men Gigante, Noturno foi o único para quem Dave Cockrum retornou para escrever uma minissérie.
A superequipe britânica saiu dos eventos do Massacre Mutante , tornando-se rapidamente um dos livros mais peculiares da Marvel.
Depois que o grupo de alienígenas é abandonado por seu líder, Gatecrasher, Noturno é forçado a liderá-los como um time substituto quando seus aliados não estão disponíveis.
A extrema necessidade dos X-Men de proteger os mutantes levou Wolverine a criar uma força de ataque, à qual o Noturno da Era do Apocalipse se juntou.
Após o severo derramamento de sangue de Uncanny X-Force , Noturno recebeu uma ressurreição fanfarrona em Os Incríveis X-Men de Jason Aaron e Ed McGuinness .
Noturno interage de novas maneiras com aliados clássicos, além de passar o tempo com personagens com os quais ele não se associa tradicionalmente.
Na nação insular mutante de Krakoa, Noturno tornou-se menos central para a ação militar mutante e mais para sua teologia.