Abaixo da superfície, ela é filha de um ex-oficial da divisão especial da ANBU, empenhada em cumprir a busca de vingança de seu pai destruindo a Vila Oculta da Folha.
Ele cimenta seu status de traidor quase imediatamente, quando tenta roubar o Pergaminho dos Selos, que contém alguns dos jutsus mais perigosos da vila.
No processo de desertar, ele rouba a Espada do Thundergod, uma arma poderosa que pertenceu ao Segundo Hokage.
Mesmo em um mundo cheio de violência sobrenatural, as ações de Itachi se destacam. Massacrar o clã ninja mais poderoso da vila (Clã dos Uchihas) e ingressar em uma organização terrorista.
Quando Pain ataca a Folha, ele ordena que sua força de operações secretas fique fora da luta, esperando que a batalha resulte na morte do Quinto Hokage.
Kabuto desempenha um papel significativo no plano de seu novo mestre (Orochimaru) para destruir a vila e tenta matar Tsunade antes que ela se torne a Quinta Hokage.
Alimentado por seus desejos de imortalidade e pelo domínio de cada jutsu, quase consegue iniciar uma guerra ao invadir a vila e matar o Terceiro Hokage.
Tão envolvido em sua busca sem fim por vingança, ele se junta à Akatsuki, o maior inimigo da Folha Oculta, jurando destruir a vila.
Obito tem a lista mais extensa de crimes contra a Folha Oculta. Ele libera o Nove Caudas, quase destruindo a vila e matando o Quarto Hokage. Ele também lidera a Akatsuki.
Como o primeiro traidor da Folha, Madara já era sua figura mais notória. Controlando Obito, Madara é pelo menos indiretamente responsável por todos os crimes do jovem Uchiha.