What If…?: Episódio mostra como os vingadores podem ser substituídos no MCU.
O novo episódio de What If…?, explica como os Vingadores originais serão substituídos na Fase 4. Atualmente no MCU, os únicos heróis restantes da equipe de 2012 são Hulk, Thor e o Gavião Arqueiro. Como apresentado em Vingadores: Ultimato, as mortes do Homem de Ferro e da Viúva Negra juntamente com a aposentadoria do Capitão América, foram levantadas questões significativas sobre se os Vingadores terminaram ou se eles irão voltar com outros membros no futuro. Contudo, o Nick Fury de Samuel L. Jackson em What If…? reitera que a ideia dos Mais Poderosos Heróis da Terra nunca morrerá.
ATENÇÃO: Este artigo contem SPOILER do terceiro episódio de What if…?
Iniciativa Vingadores
No terceiro episódio de E se…?, Nick Fury está lidando com a sua “Grande Semana” onde os acontecimentos do Homem de Ferro 2, O Incrível Hulk, e Thor estão todos acontecendo ao mesmo tempo. No entanto, neste universo alternativo, os candidatos à Iniciativa Vingadores foram todos assassinados antes de terem tido a oportunidade de se reunirem. Apesar do assassino, encontrado e preso (Hank Pym procurando vingança pela morte da sua filha Hope), o Rei Loki e os exércitos de Asgard apoderaram-se do mundo. Já que não existiam heróis para se oporem ao Deus do Mal.
Perto do fim do episódio, Fury fala com o agente Coulson enquanto observam os caixões dos heróis que deveriam fazer parte de algo maior, reunindo-se quando o mundo precisava deles para o salvar. No entanto, Fury reitera o fato de que a ideia da Iniciativa Vingadores era precisamente isso: uma ideia.
Uma ideia que podia viver para além de qualquer equipe e coleção de heróis particulares: “Os Vingadores foram sempre destinados a ser mais do que uma equipe. Eram uma ideia. A afirmação da necessidade da humanidade de acreditar que na nossa hora mais escura encontraremos os nossos heróis“.
Dessa forma, o episódio termina com Fury procurando heróis para enfrentar a nova ameaça do Rei Loki, encontrando o Capitão América ainda envolto em gelo e tendo chamado a Capitã Marvel com o seu pager dos confins do espaço. Dito isto, apesar das palavras de Fury serem em resposta aos Vingadores caídos desta linha temporal alternativa, o conceito continua a ser válido para o MCU primário ao entrar na Fase 4.
Alguém para proteger o mundo
Embora haja muito amor pelos 6 Vingadores originais, Vingadores: Ultimato foi verdadeiramente o seu final. Proporcionando, assim, esse encerramento impactante a essa interação dos Mais Poderosos Heróis da Terra. No entanto, quando se trata da ideia de os Vingadores continuarem, eles não importam como indivíduos. O que importa é que há sempre alguém disponível para reunir e responder à chamada quando necessário. Mantendo viva a ideia da Iniciativa Vingadores, independentemente do que vier a seguir, ou quem se possa perder pelo caminho protegendo o mundo.
Em todo o caso, este episódio fez um trabalho maravilhoso ao mostrar esta ideia icônica de esperança em ação. Embora de forma bastante drástica com todas as mortes dos Vingadores originais (excluindo o Capitão América ainda congelado). Nick Fury perseverou para assegurar que a ideia continuasse, dando ao mundo a esperança de novos heróis, apesar da escuridão. Como resultado, este episódio apoia a crença de que os Vingadores estão longe do fim no MCU principal.
What If…? tem novos episódios todas as quartas feiras no Disney+.