What If…?: Saiba tudo sobre Uatu, o Vigia.

 What If…?: Saiba tudo sobre Uatu, o Vigia.

Criado por Stan Lee e Jack Kirby, Uatu, ou o Vigia, apareceu pela primeira vez no Quarteto Fantástico #13 em abril de 1963, oficializando uma luta entre a primeira família da Marvel Comics e o Fantasma Vermelho na Lua da Terra. Esta história estabeleceu Uatu como um ser misterioso de poder cósmico. Embora em breve fosse revelado que ele não passava de um único membro de uma antiga e poderosa raça de alienígenas.


A posição única de Uatu na cosmologia da Marvel Comics lhe deu um papel improvável como anfitrião da série de quadrinhos What If…? Escrito no mesmo estilo antológico que as HQs clássicas de terror como Tales From The Crypt (que apresentava um narrador descrevendo os acontecimentos da história) cada número de What If…? tem início com Uatu dirigindo-se ao leitor e descrevendo como ele não só via o passado, o presente e o futuro potencial da Terra. Mas também podia olhar para “o que poderia ter sido”. Isto criou a história de cada número, que tipicamente explorava como uma única escolha poderia ter mudado uma história clássica da Marvel Comics. Geralmente com um final muito mais infeliz do que o original.

O Vigia desempenha o mesmo papel no primeiro episódio de What If…? convidando os espectadores a juntarem-se a ele na observação de um mundo onde foi Peggy Carter que se tornou o primeiro Super Soldado do mundo em vez de Steve Rogers. Contudo, Uatu é capaz de muito mais do que uma simples narração, apesar de raramente assumir um papel ativo nos eventos que observa. No entanto, parece provável que ele tenha de deixar de ser um observador passivo até ao final da série.

A origem do Vigia

Não se sabe a idade da raça que o Vigia pertence, mas eles têm a capacidade de viajar por vias interplanetárias bilhões de anos antes de qualquer outra raça conhecida. Tendo resolvido a maioria dos problemas colocados pela vida no seu planeta natal, os Vigias olharam para o universo e decidiram que era seu dever partilhar a sua tecnologia e conhecimento com as raças menos avançadas.

Quando o seu primeiro esforço de boa vontade resultou numa guerra nuclear que destruiu o planeta de Prosilicus, os Vigias fizeram todos um juramento de nunca mais interferir nos assuntos de outras raças. Exceto em autodefesa ou em defesa do próprio universo. Pouco tempo depois, cada Vigia foi designado para observar as atividades de uma jovem raça proveniente das luas de vários mundos habitados.


Uatu foi o Vigia designado para a Terra. Mas veio quebrar várias vezes o seu juramento de não interferência durante o que ficou conhecido como A Era dos Heróis. Embora o seu primeiro encontro com o Quarteto Fantástico pudesse ser anulado em legítima defesa, uma vez que eles e o Fantasma Vermelho tinham se aproximado do seu santuário na Lua da Terra. Mais tarde abordou a equipe diretamente para os avisar dos perigos colocados pelo Homem-Molecular e pelo Kang, o Conquistador que viajava no tempo.

o vigia

Uatu acabou por ir além de simplesmente oferecer informações e avisos. Assumindo, assim, um papel ativo na defesa da Terra durante a batalha com Galactus, Devorador dos Mundos. Ajudando, então, o Quarteto Fantástico a adquirir o Nulificador Supremo, que era a única arma que Galactus temia.

Quão poderoso ele é?

Se conhecimento é poder, então Uatu é de fato poderoso. Como todos os Vigias, Uatu é omnisciente e possui uma consciência cósmica da maioria das coisas que aconteceram, estão para acontecer, podem acontecer ou podem ter acontecido. Para além do seu conhecimento superior, Uatu é também um poderoso detentor de energia psiônica, capaz de mover objetos com um pensamento, ler a mente de qualquer ser ciente. Além de projetar os seus pensamentos na mente dos outros, e alterar as suas percepções.


Uatu pode teleportar-se e aos outros em qualquer lugar no tempo e no espaço à sua vontade. Pode alterar a sua forma física para assumir proporções humanas. Ele pode manipular a energia a um nível abaixo do gigante Galactus e concentrar a energia cósmica ao seu comando em campos de força. Além disso, Uatu é invulnerável e imortal, e pode curar qualquer dano com um pensamento. Tem sido dito que o mais velho dos Vigias pode alterar a realidade à vontade. E que um Vigia foi capaz de voltar dos mortos simplesmente escolhendo não estar mais morto.

o vigia

O Vigia poderá interferir em What If…?

Dado o seu fenomenal poder cósmico e imortalidade, é provavelmente que a maioria dos Vigias sejam seres passivos que se consideram acima de todas as outras vidas e das emoções de base que governam os seres inferiores. Uatu, o Vigia, é uma notável exceção. Tendo quebrado o seu juramento de não interferir nos assuntos da humanidade em 337 ocasiões registadas, de acordo com o Celestial Sonhador.

Isto deveu-se ao fato de Uatu ter desenvolvido um carinho pelos seres que foi encarregado de observar. Embora Uatu fosse geralmente capaz de justificar as suas ações como não indo contra o seu juramento, foi julgado por violar os seus votos como Vigia mais de uma vez e foi destituído dos seus poderes em uma ocasião.

Resta saber se o Uatu do MCU continuará a ser um narrador passivo enquanto o What If…? se desdobra ou se ele poderá assumir um papel numa espécie de narrativa maior. Dado o atual estado de fluxo no MCU na sequência do final de Loki e a previsão de tumultos multiversais com base no pouco que se sabe sobre os próximos lançamentos da Fase 4 da Marvel, parece provável que Uatu tenha de quebrar o seu juramento de nunca mais interferir em assuntos cósmicos para o bem maior. Afinal de contas, se a Terra for destruída, o que terá ele de vigiar?

What If tem novos episódios todas as quartas feiras no Disney+.

Veja também

plugins premium WordPress