Yasuke: conheça o primeiro samurai negro do Japão

 Yasuke: conheça o primeiro samurai negro do Japão

A Netflix lançará em seu catálogo no dia 29 de abril, o anime original inspirado na vida de Yasuke, que foi o primeiro e único samurai negro do Japão. A seguir, vamos conhecer um pouco mais de sua história.

Período histórico

Durante as grandes navegações, o Japão recebeu visitantes portugueses. A maioria era missionários jesuítas e mercadores, que chegaram durante o período Sengoku no ano de 1549. Eles levaram o cristianismo, produtos e tecnologias produzidas no continente europeu. Então em 1579, uma comitiva de missionários portugueses chegou ao Japão. Junto com a tripulação havia um homem de pele preta, até então, desconhecido para os japoneses.

História de honrarias

Yasuke1

Yasuke nasceu entre 1555 e 1566 e é provável que tenha sido um macua, povo originário de Moçambique. Contudo, alguns historiadores acreditam que ele era da Etiópia ou da Angola.


No início, atuava como assistente do jesuíta italiano Alessandro Valignano. Sua pele negra logo chamou a atenção dos japoneses. Porém, um deles mudaria sua vida para sempre: Oda Nobunaga. O daimiô ficou impressionado com a altura de Yasuke.

De acordo com historiadores, Yasuke era um homem de 1,82 metros de altura. Um padrão muito maior do que os japoneses daquela época que mediam aproximadamente 1,52 metros. Além disso, sua força era equivalente à de 10 homens, impressionando ainda mais Nobunaga, que o recrutou como seu guarda-costas.

No ano de 1581, foi nomeado então, como samurai. Trabalhou como guarda do castelo de Nobunaga, onde o mesmo convidou Yasuke para sua mesa de jantar. Um samurai ser convidado para tal ocasião era algo realmente raro, até mesmo para samurais japoneses.

As honrarias de Yasuke não pararam por aí. Foi escolhido também para ser o portador da espada de Oda Nobunaga. Durante o período Sengoku, não existia maior honraria para um bushi do que carregar a espada de seu mestre. Não há registros históricos de algum samurai que tenha conseguido tamanha honraria de um senhor feudal tão importante como Oda Nobunaga.

O ataque

Yasuke2

Em 21 de junho de 1582, o general Akechi Mitsuhide se voltou contra seu mestre, enviando um exército contra suas guarda pessoal no templo Honno-ji. Yasuke lutou feroz e com lealdade, defendendo o castelo de seu mestre das forças traidoras e inimigas. Percebendo que Mitsuhide venceria a batalha, Oda Nabunaga realizou o seppuku (suicídio ritual), mantendo sua honra como samurai.


Após a morte de seu mestre, Yasuke voltou para o castelo a fim de servir o filho de seu falecido senhor, lutando ao lado das forças do herdeiro por um tempo. Contudo, o filho de Nobunaga também cometeu seppuku após a derrota paara Mitsuhide.

Yasuke, ao invés de cometer o suicídio de honra, seguiu o costume ocidental e ofereceu a sua espada a Mitsuhide, que o desprezou e o tratou como um animal. Contudo, como Yasuke não era japonês, sua vida foi poupada

O xogunato de Mitsuhide durou 13 dias, pois morreu em condições misteriosas, assassinado na estrada. O poder passaria a outro general de Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi, que posteriormente, unificaria o Japão.

Depois da queda da família de seus senhores, pouco se sabe do destino do samurai Yasuke. Contudo, alguns historiadores acreditam que ele tenha voltado para os jesuítas, mas não existem evidências concretas.

Chadwick Boseman

Em maio de 2019, o ator Chadwick Boseman, conhecido T’Challa, o Pantera Negra, no universo cinematográfico da Marvel demonstrou interesse em interpretar Yasuke.

A lenda de Yasuke é um dos segredos mais bem-guardados da história, a única pessoa de origem não-asiática que se tornou um Samurai. Isso não é apenas um filme de ação, é um evento cultural, uma troca, e estou empolgado em fazer parte disso“.

Contudo, Chadwick nos deixou em 28 de agosto de 2020, vítima de um câncer de cólon enfrentava desde 2016.

O anime original da Netflix fará uma releitura da história do primeiro samurai negro no Japão do século XVI, chegando no próximo dia 29 e contendo seis episódios.

Veja também

plugins premium WordPress