Zack Snyder diz que seu Batman foi criado para causar divisão
O diretor Zack Snyder observou que ele propositalmente criou uma caracterização alienante do Batman para incitar uma conversa mais profunda sobre o vigilante.
Em uma entrevista recente, o diretor Zack Snyder explicou que se inclinava propositalmente para uma caracterização divisória do Batman em Batman vs. Super-Homem: Alvorada da Justiça. O filme do super-herói, que estreou em 2016, mostra a crescente tensão entre os cruzados de DC, Batman e Super-Homem. O elevado erro de comunicação, que só é mais manipulado pelo vilão Lex Luthor, acaba culminando em uma forte batalha entre dois protagonistas no topo de seu jogo.
Na época, o Batman de Snyder contra o Super-Homem: Alvorada da Justiça estreou para um fim de semana histórico de abertura, mas experimentou uma queda igualmente histórica na receita durante seu segundo fim de semana. No final das contas, o filme recebeu grande parte da imprensa negativa e não conseguiu recuperar adequadamente o vapor do marketing. Muitos críticos desacreditaram o ritmo irregular e a construção em madeira dos personagens primários, bem como a escuridão geral da história. Uma das cenas mais polarizadas (e ridicularizadas) envolve os poderosos heróis, Batman e Super-Homem, parando no meio de uma violenta luta depois de perceber que ambas as mães compartilham o nome “Martha”. A longa narrativa alienou uma série de fãs do DC na esperança de uma reimaginação inteligente de dois super-heróis icônicos.
Em uma entrevista ao New York Times, Snyder considerou a possibilidade de que os meios de comunicação atuais não tenham abraçado completamente sua interpretação do Batman. Ele ofereceu sua avaliação pessoal sobre a resposta negativa:
Eu não tenho um cachorro para caçar. Quando fiz “Watchmen”, é desconstrucionista. É um filme que abre buracos em seus heróis. E “BvS” é a mesma coisa. Significa dizer: Oh, Batman está bêbado, tomando analgésicos e dormindo com uma garota anônima. Ele é uma pessoa quebrada. Ele se veste de morcego e sai à noite e bate nas pessoas. Ele tem problemas. Eu realmente acho que o filme surgiu em um ponto onde todo mundo estava tipo, oh, nós não queremos aquele Batman. Queremos que o Batman seja o monge guerreiro que é legal. E eu pessoalmente estou bem com isso.
Snyder
No final, Snyder parece acostumado às reações contraditórias que inevitavelmente surgem diante de novos projetos, particularmente quando se trata de um universo super-herói tão amado como o DC. Seu próximo filme, Zack Snyder’s Liga da Justiça, serve para remediar as fraquezas do filme original, que foi significativamente remontado por Joss Whedon uma vez que Snyder deixou a produção após a morte de sua filha. O corte de quatro horas do diretor promete explorar com um olhar minucioso as histórias e motivos do elenco principal, trabalhando para estabelecer a visão original de Snyder sobre a Liga da Justiça.
Embora Snyder esteja ostensivamente imperturbável com a dura imprensa que recebeu no passado, certamente será convincente ver como o público responde a seu novo filme de super-herói. Ele continua a manter sua visão geral do DC, particularmente sua própria leitura criativa de vários heróis icônicos de quadrinhos, e afirmou que a Liga da Justiça de Zack Snyder fornece uma correção necessária para o corte desastroso de 2016. Destaca-se o Batman de Ben Affleck do Batman vs. Superman: Alvorada da Justiça continua sendo uma parte fundamental deste próximo filme, o que levanta questões intrigantes sobre o tipo de papel que o vigilante de voz profunda desempenha nesta próxima parcela.