Como Shang-Chi pode se conectar ao Multiverso!

 Como Shang-Chi pode se conectar ao Multiverso!

Inicialmente criado pelos filmes de Thor, o Multiverso tornou-se central para o MCU na Fase 4. As primeiras séries do Disney+ concentraram-se em grande parte nele, com WandaVision definindo a Feiticeira Escarlate para um papel Multiversal. Loki libertando o Multiverso propriamente dito e What If…? explorando uma série de linhas do tempo alternativas.


Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis não faz obviamente parte dessa história, mas ainda apresenta buracos de minhoca através do espaço e do tempo para um universo completamente diferente. Por isso se encaixa no tema, mesmo que o MCU ainda não tenha revelado como se encaixa diretamente.

multiverso shang-chi 1

Um mundo de possibilidades

O problema central é que o MCU tem continuamente redefinido o seu significado pelo Multiverso, e as regras da mecânica temporal que o regem estão tornando-se cada vez mais confusas. Há alguns anos atrás, o diretor do Doutor Estranho, Scott Derrickson partilhou um tweet sugerindo que a sua interpretação do Multiverso foi extraída do Doutor Estranho: Mago Supremo #21. Onde continha uma reportagem de Roy Thomas, R.J.M. Lofficier, e Lee Wee Weeks explicando o Multiverso nos quadrinhos.

Isso visionou a Terra no centro de um mar infinito de possibilidades. As linhas do tempo alternativas exploradas em Loki estão realmente apenas a um passo de distância do centro. No entanto, quanto mais longe se vai, mais as leis da natureza mudam, e há até dimensões menores como Asgard de Odin e o Inferno de Mephisto.

Reino de Ta Lo

Shang-Chi introduziu o reino místico de Ta Lo e isto parece se enquadrar na interpretação mais ampla do Multiverso visto em Doutor Estranho e promovido por Derrickson. De fato, nos quadrinhos, Ta Lo, que só apareceu uma vez e foi mais detalhado nos manuais do que nos próprios quadrinhos, é uma dimensão menor que existe ao lado da Terra, quase inacessível. Mas ainda ligada de alguma forma a este plano de existência.


Shang-Chi parece ir um passo além dos quadrinhos, no entanto, com diálogos sugerindo que se trata de um universo totalmente separado. O portal entre a Terra e Ta Lo lembrava um buraco de minhoca, que poderia ser um túnel da Terra para dimensões mais elevadas.

multiverso shang-chi 2

O Ta Lo é povoado por criaturas mágicas que, no MCU, parecem ser retiradas da mitologia chinesa. Como por exemplo, o amado Morris de Trevor Slattery é um Hundun, ou Dijiang, uma criatura que encarna o caos e a desordem nas lendas chinesas. Embora não tenha qualquer diálogo explícito, as traduções de Trevor sugerem uma criatura inteligente e não é certamente coincidência que, tal como a lenda que o inspirou, Morris tenha sido atraído para um homem que encarna o caos. A presença de criaturas do mito e da lenda chinesa talvez indiquem que a viagem entre Ta Lo e a Terra era comum. Assim como os Asgardianos interagiram com os Vikings e inspiraram lendas nórdicas.

Importância futura

A natureza de Ta Lo se torna sutilmente importante na cena dos créditos intermediários de Shang-Chi. O que revela que os Dez Anéis enviaram um misterioso sinal no momento em que Shang-Chi se apoderou deles. O objetivo deste sinal permanece um mistério neste momento, servindo de cenário para a inevitável sequência.

Mas a sua escala é notável, dado que pôde ser detectado em Kamar-Taj na Terra, sugerindo que foi transmitido por todo o Multiverso. Isto possivelmente significa que a sequência de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis mergulhará profundamente neste conceito do Multiverso.

Veja também

plugins premium WordPress