Attack on Titan: Abertura e encerramento teorizam o grande fim
Sabemos que as aberturas e encerramentos de um anime, mesmo sendo por muitos descartáveis no momento de assistir aos episódios, são elementos bastante importantes para a construção de uma boa obra.
De fato, não servem apenas para os créditos e reconhecimento de quem criou a história, mas também, como no caso de Attack on Titan, pode vir a contar além do que temos nos capítulos, basta estar atento.
Desse modo, para você conferir, separamos abertura e encerramento que já contaram da origem ao fim, implicitamente, mas que agora, dão pistas mais do que evidentes para o final de Attack on Titan. Entenda!
Yuugure no Tori – 2º temporada
Sendo esse o encerramento mais macabro de Attack on Titan, ele é o que conta a origem do que mais se queria saber: a origem dos Titãs.
Hoje já sabemos muito sobre os descendentes de Ymir, mas na época da 2º temporada nem se cogitava que tal encerramento estava explicando toda a história.
Como sabemos, e como conta o encerramento, Ymir é a primeira Titã, a fundadora, que misteriosamente se tornou uma criatura gigante após sumir pela floresta. Hoje sabemos que Ymir foi atingida por uma criatura que a tornou um titã, mas o encerramento, no sentindo de abordar a história como se fosse um mito ou uma lenda, por exemplo, mostra em imagens nas paredes, como se a Fundadora houvesse feito um pacto com o Demônio da Terra, pois essa foi a história passada entre povos. Há, então, em seguida, a imagem de uma mulher gigante surgindo.
Outra cena do mesmo encerramento, é a qual três meninas comem carne humana, rodeadas de pessoas e com a figura de um rei entre elas. Essa imagem ilustra as filhas de Ymir, Maria, Rose e Sina que, quando morreu Ymir, foram orientadas pelo rei a comerem os restos da mãe, a fim de pegarem os seus poderes, pois, o rei visava em continuar usufruindo o poder de Titã nas guerras. Essa cena deu origem aos 9 titãs originais, uma vez que as filhas de Ymir iniciaram uma linha onde os poderes foram sendo passados desse mesmo modo.
My War – 4º temporada (SPOILER)
Em contrapartida com o encerramento da 2º temporada de Attack on Titan, que conta sobre a origem de toda a história, a abertura da 4º revela sobre o fim.
Na abertura se diz que “A luz revela o fim”, entretanto, podemos perceber que diferentemente das outras aberturas e encerramentos, essa é representada por elementos sem cor, tudo branco e apagado, então, que luz exatamente revela o fim?
Os únicos aspectos coloridos na abertura são as explosões derivadas de bombas, que destroem todo o cenário e alimentam uma visão de guerra, assim, podendo-se interpretar que a guerra traz o fim. E como isso se refere ao anime diretamente?
Nos últimos episódios, o cenário de guerra é fortíssimo, revelando que possivelmente acabará assim, mas foi no mangá onde tudo se confirmou, uma vez que toda a narrativa surge da guerra, de um circulo de ódio, nada mais justo do que terminar com o mesmo, para, então, um novo começo vir. O tal fim seria, dessa forma, a grande guerra das nações contra Eren Jaeger, como mostra no mangá, onde 80% da população perece sob o mesmo motivo: acabar com o círculo de ódio e fazer surgir algo novo.
E aí, o que achou sobre esse começo e fim retratado no encerramento e abertura? Deixe nos comentários.