Veja Como Shang-Chi do MCU se compara aos quadrinhos!
A Marvel Studios acredita que a diversidade é o futuro para o MCU. O que explica porque escolheram iniciar a Fase 4 com Viúva Negra e Shang-Chi. O primeiro foi um (atrasado) sucesso de bilheteira feminino, enquanto o segundo, estrelou o primeiro filme asiático da Marvel.
A Marvel está oficialmente chamando Shang-Chi de “Novo Vingador”. O que significa que certamente não demorará muito até ele estar de volta à ação ao lado de Capitã Marvel e Hulk. Ajuda certamente que o MCU tenha se desviado da história original, tornando intrigante ver para onde ela vai a partir daqui.
Curiosamente, porém, os quadrinhos recentes têm reescrito a história de Shang-Chi antes da sua estreia no MCU. Isso torna ainda mais interessante comparar os quadrinhos e os filmes e explorar as diferenças e semelhanças entre estas diferentes visões de Shang-Chi.
Comparação de trajes
O design dos trajes de Shang-Chi tem sido bastante básico, com o Mestre de Kung Fu da Marvel vestindo trajes tradicionais de combate. Só no Mundo dos Vingadores de 2014 é que ele adotou realmente o seu visual moderno, variações em macacões vermelhos com triângulos pretos sobre o peito. A mais recente minissérie Shang-Chi modificou isto novamente, misturando o macacão com a roupa de combate e assumindo uma textura em escala em alguns lugares para evocar várias entidades de dragões.
Olhando para Shang-Chi do MCU, é fácil ver porque Simu Liu representa o personagem. Ele é a cara de Shang-Chi e se portou com toda a presença que os espectadores esperariam. Embora inicialmente lute com roupas casuais, fica sem camisa em várias ocasiões – tal como nos quadrinhos – e ao entrar na terra mística de Ta Lo é lhe dada uma armadura em escala de dragão.
Esta é uma melhoria dramática em relação aos quadrinhos, porque a armadura em escala de dragão parece ser notavelmente durável, particularmente resistente a ataques mágicos. Os triângulos negros foram padronizados no traje, evocando memórias do traje do Mundo dos Vingadores.
Estilo de luta
Há uma razão pela qual conhecemos Shang-Chi como o “Mestre do Kung Fu” da Marvel. Nos quadrinhos, Shang-Chi foi treinado pelo seu pai, senhor do crime, para se tornar um assassino mortal, e é hábil na maioria das formas de combate corpo a corpo, sendo o Kung Fu uma especialidade. Ele tem mostrado praticar a variante Shaolin do Kung Fu, um dos mais sofisticados entre todos os estilos de Kung Fu, comum na cultura popular.
Além de estar no auge da condição humana e ser um mestre de artes marciais, Shang-Chi é um dos poucos heróis Marvel que aprenderam a dominar o seu Chi – a energia bio-elétrica que rodeia toda a vida. Embora não esteja nem de longe tão espetacular e eficaz na manipulação do Chi como o Punho de Ferro, Shang-Chi pode atacar com força sobre-humana e estilhaçar tijolos e ferro, enquanto ele pode usar seu Chi para acelerar a sua própria cura. Isto está associado a um controle fenomenal do seu próprio sistema nervoso, o que lhe permite ignorar a dor física ou abrandar a propagação de venenos através do seu corpo.
Shang-Chi do MCU é uma história em quadrinhos precisa em termos de seus poderes e habilidades. O produtor Jonathan Schwartz disse à EW que acredita que a coreografia de luta é uma das melhores que a Marvel fez. “Cada soco é significativo, cada estilo de luta é significativo, e a história é contada visualmente de uma forma tão grande”, observou ele.
Origem e história de fundo
O Shang-Chi do MCU parece muito com o personagem dos quadrinhos, mas a sua história de origem foi um pouco alterada por uma boa razão. A sua história está ligada ao popular vilão de Sax Rohmer, Fu Manchu, um malvado mestre do crime chinês que liderou um perigoso bando de criminosos. A Marvel adquiriu os direitos de usar Fu Manchu nos seus quadrinhos no início da década de 1970, levando à criação de Shang-Chi.
A Marvel imaginou Shang-Chi como o filho de Fu Manchu, que tinha sido treinado para um dia tomar o trono do seu pai, mas que tinha rejeitado este destino porque percebeu que tudo o que o seu pai representava era maligno. A empresa, no entanto, já não detém os direitos de Fu Manchu ou personagens associados. Dessa forma, precisaram fazer uma série de ajustes à origem de Shang-Chi.
Sociedade das Cinco Armas
Fu Manchu foi mudado para ser apenas um pseudônimo, com o pai de Shang-Chi realmente chamado Zheng Shu. Mais interessante de tudo, a organização de Zheng Shu, agora chamada Sociedade das Cinco Armas, foi transformada num antigo e maléfico império criminoso que remonta aos dias de Genghis Khan. Sendo, então, dividida em cinco “Casas” separadas que competem pela liderança. Cada Casa tem um Campeão, que tem o potencial para tomar o trono de Zheng Shu após a sua morte. Shang-Chi é o maior guerreiro da Casa da Mão Mortal, e os outros são a Irmã Adaga, o Irmão Sabre, a Irmã Martelo e o Irmão Cajado, cada um com o nome da Casa que representam.
A Irmã Adaga é na realidade uma das irmãs de Shang-Chi, que ele tentou resgatar da Sociedade das Cinco Armas. A Marvel Studios trocou novamente as coisas para o MCU, combinando Zheng Shu com outro vilão, o mandarim, como o personagem original Wenwu. Líder do grupo terrorista conhecido como os Dez Anéis, Wenwu obteve uma quase-imortalidade através das misteriosas armas místicas que possuía, os Dez Anéis, e tem estado ativo durante milênios. Entretanto, o Xialing do MCU é basicamente um composto de todas as irmãs de Shang-Chi dos quadrinhos.
Shang-Chi termina com o seu herói ganhando a posse dos Dez Anéis, um arco que nunca aconteceu nos quadrinhos. O que significa que a versão MCU opera agora a um nível de poder nunca antes ouvido. A sua viagem vai levá-lo numa direção diferente de tudo o que foi visto anteriormente nos próprios quadrinhos. Vai ser emocionante ver, então, o que o futuro tem reservado para Shang-Chi.